quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Reflexões

Todo começo de ano é tempo de reflexão... tempo de delinear novos projetos, vislumbrar novos sonhos. É hora, também, de agradecer por tudo que se conseguiu realizar e pelas coisas boas que representaram motivo de alegrias e ânimo para persistir na caminhada....
É importante que nós, profissionais da educação, tenhamos sempre isto presente:

A vida lá fora é exigente. Precisamos estar preparados para aceitar o fato de que nem sempre sairemos vitoriosos do jeito que desejamos, no tempo que esperamos. Mas não podemos desistir. Precisamos insistir, lembrando do que nos disse o filósofo Confúcio: “ A honra não está em nunca cair. Mas em levantar-se toda vez que cair”.

Lembremo-nos sempre de que a oração é um recurso que devemos lançar mão a cada dia. Não só para pedir coisas, mas sobretudo, para agradecer por tantas bênçãos que Deus nos presenteou. Recebamos cada novo dia como uma nova oportunidade, uma nova chance para ser feliz, para fazer somente o que é bom e para o bem.

Não pensemos somente em nós mesmos. Quando tivermos oportunidade, ajudemos outros com os dons que recebemos de Deus, de graça. Quando subirmos os degraus da vida em busca do sucesso, olhemos para trás e para os lados para não subirmos sozinhos, nem ferirmos ninguém durante o percurso... sejamos capazes de estender a mão e ajudar quem precisa com aquilo que podemos. Lembremo-nos de que a vida vai nos dar de volta tudo que nela colocarmos. A letra da música “ Certas Coisas”, de Joge Trvisol faz-nos este alerta: “O que eu penso a respeito da vidaÉ que um dia ela vai perguntarO que é que eu fiz com meus sonhos?E qual foi o meu jeito de amar?O que eu é que eu deixei pras pessoas Que no mundo vão continuarPra que eu não tenha vivido a toaE que não seja tarde demais...”


Enfim, cabe este último conselho: que sejamos dedicados, exigentes conosco mesmos em busca da excelência em tudo que fizermos. Compreendamos que nada que valha a pena na vida se consegue sem muito esforço, sem abrir mão de algumas coisas, sem disciplinar nossa vontade. Sabemos o que fazer. Precisamos é acreditar que podemos, termos fé em Deus e em nossa capacidade e irmos ao mundo mostrar do que somos capazes! A felicidade é uma conquista pessoal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário