sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Aos meus colegas Educadores...

No ano que se foi, vivemos alguns momentos de muito êxito e outros de dificuldades que, por vezes, atingiram severamente nosso ânimo. Mas como diz Paulo Freire, como Educadores, somos semeadores da esperança e cabe-nos a tarefa de recobrar o ânimo, a alegria e a esperança na nossa missão. Não devemos deixar que nada, nem ninguém tenham poder de afetar, negativamente, por muito tempo, nossa vontade, nossa competência e nosso estado de espírito. Somos fortes. Somos competentes. Não estamos sozinhos. Deus caminha ao nosso lado, segurando nossa mão. Então, vamos em frente!
Neste novo ano que se coloca à nossa frente, teremos outros tantos desafios a vencer, seguramente. Cultivemos nossa força interior e nossa fé em Deus para que saiamos vitoriosos , no final de tudo. E Na nossa profissão de educadores, sejamos os veiculadores do entusiasmo e do apoio necessário para que nossos alunos possam atuar com a devida seriedade em busca de resultados de excelência. É uma forma de demonstrarmos nossa competência no ensinar e ajudá-los, de forma que sejam bem sucedidos nas provas que a vida tem para lhes testar.
Depende de cada um de nós, individualmente e do nosso esforço de equipe, como corpo de professores de nossas escolas, virar o jogo do desinteresse e da indisciplina de alguns alunos que nos impedem de alcançar, com eles, propósitos maiores. Vamos nos dar as mãos e mostrar o quanto vale a força de um coletivo!
Convido todos os educadores, colegas de profissão, para fazermos um pacto. Um pacto de resistência, de persistência, com uma vontade inabalável em busca de oferecer as melhores aulas que soubermos e pudermos oferecer, de preservar a disciplina, a ordem, a organização dos alunos em todas as situações de trabalho que iremos gerir... isso, depende de nós todos atuando em conjunto!
Somos conclamados a fazer das nossas escolas, locais de aprendizagem do que é ser humano, do que é aprender a aprender, do que é desenvolver competência para fazer frente aos desafios que a vida, lá fora, exige de nós e dos nossos alunos.E vamos, juntos, fortes e cheios de energia boa, segurar, firmes, nas mãos de Deus e mostrar do que somos capazes!
A educação é uma das formas mais seguras de promoção humana. E nós, como educadores, não podemos falhar na nossa missão, nem nos omitir. O futuro dessas crianças e jovens que estão aí, está nas nossas mãos. Vamos, com fé, alegria e entusiasmo, prestar um serviço relevante à nossa sociedade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário