sábado, 10 de janeiro de 2009

A Educação Brasileira em Questão

Os números sobre a educação brasileira, divulgados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que colocam o Brasil em 54º lugar, entre os 57 países pesquisados, inquietam professores, alunos, famílias e a sociedade, de modo geral. Devem servir para se repensar o processo de ensino e de aprendizagem que é complexo e sobre seus resultados, muitas variáveis têm influência, dentre elas, vale destacar três, que estão interconectadas:

a)Comprometimento dos educadores
b)Motivação dos alunos
c)Participação e apoio das famílias.

Para que a aprendizagem aconteça, com sucesso, as escolas precisam contar com educadores comprometidos, que não meçam esforços no sentido de recriar suas estratégias de ensino, de construir subsídios didáticos adequados à realidade e nível de desenvolvimento de seus alunos e, sobretudo, ter a atitude de importar-se com aqueles alunos que não aprendem no mesmo ritmo da maioria. Precisam ter iniciativa junto aos serviços de apoio da escola e junto às famílias, mobilizando todos os esforços em busca de um único objetivo: o avanço progressivo na aprendizagem dos alunos.
Observa-se que há um descompasso entre o que a escola, os professores oferecem e as necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos que integram esta nova geração que vive na denominada “sociedade do conhecimento”. No seu cotidiano, eles recebem estímulos diversificados e respondem a desafios próprios dessa era de modernidade, que não encontram ressonância nas salas de aula da maioria das escolas, mesmo aquelas que dispõem de recursos. Os recursos existem e muitas vezes os professores não estão capacitados para fazer uso deles, nem se mobilizam para querer aprender.
O professor precisa reconhecer e considerar os diferentes estilos de aprendizagem e adequar recursos didáticos para contempla-los:
Visual: fazer uso de gráficos, esquemas, resumos, mapas, ilustrações, cores( Uso de giz colorido no quadro) vídeos, links para pesquisa na internet, cartazes, murais,etc.
Auditivo: fazer uso de tons de voz diferenciados para abordar os assuntos, dando ênfases variadas para chamar a atenção, usar, como recursos de ilustração, letras de música, formas diferenciadas de áudio, leituras em voz alta, formas de mobilizar a atenção e o interesse.
Cinestésico: ( base em sensações ) - para aprender, o aluno precisa sair do plano da teoria e ir para a prática agir, fazer, sentir, manipular, (material concreto de todo tipo), realizar experiências, fazer associações dos conhecimentos com as situações do cotidiano...
É preciso cuidar para não se privilegiar unicamente os conteúdos conceituais e deixar lacunas em relação aos conteúdos procedimentais e atitudinais – é o saber fazer e o saber ser, base do sucesso profissional e pessoal de todo ser humano.
Por sua vez, os alunos precisam estar imbuídos do espírito de querer aprender, de importar-se com seu próprio desenvolvimento. Por melhores os métodos que se utilizem, por mais bem preparado que seja o professor, se o aluno não se comprometer com seu aprendizado, não se motivar para participar das aulas com interesse e vontade, os resultados não aparecerão. Lembremo-nos de que a motivação é um processo interno. Ninguém motiva ninguém. O que se pode fazer, isto sim, é provocar a motivação com estímulos qualificados e adequados e esse é o papel do professor.
Por fim, é fundamental o apoio das famílias às iniciativas da escola, acompanhando o desempenho dos filhos e exigindo uma perfórmance crescente.
Os resultados das avaliações do PISA, SAEB, ENEM que avaliam a educação básica do país, devem ser utilizados como instrumentos que suscitem análise, reflexão e elaboração de metas a serem alcançadas em cada instituição de ensino do país. Lembrando Deming “ Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.” Portanto, é preciso analisar, estudar esses dados para que se entendam as causas e se possa gerenciar as metas elaboradas. E esse é um compromisso da escola, dos alunos e das famílias. É uma situação na qual o sucesso não se constrói unilateralmente. É um trabalho de equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário