quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Disciplina como fator de sucesso na vida
*Marisa Crivelaro da silva
O ser humano, desde que nasce, passa por várias experiências de aprendizado e forma sua personalidade, seu caráter, a partir das lições que lhe são ensinadas, ao longo da vida, pela palavra e, sobretudo, pelo exemplo.
Muito se tem debatido sobre como disciplinar os filhos, garantindo-lhes a segurança que uma educação com limites pode lhes possibilitar. É preciso que eles aprendam esta valiosa lição: regras de conduta existem em qualquer lugar e servem ao propósito de garantir a boa convivência e a segurança das pessoas.
As instituições que têm o dever de educar para a disciplina pessoal são a família, em primeiro lugar, e a escola, que complementa esse processo de ensino. E uma coisa é certa: se a família e a escola não ensinarem, a vida vai ensinar. E as consequências de um comportamento sem limites podem comprometer e, até mesmo, destruir aquilo que os pais mais desejam: a felicidade e a paz de espírito de seus filhos.
O memorável filósofo Emmanuel Kant afirmou que “o homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação, ele é aquilo que a educação dele faz”. Nosso desenvolvimento humano vai depender, sempre, das escolhas e das renúncias que formos capazes de fazer para nos tornarmos melhores a cada dia.
É preciso disciplina para educar a vontade. O antropólogo Marins Filho destaca que o ser humano diferencia-se dos animais por dois atributos: Inteligência e vontade. A Inteligência nos mostra qual é o caminho que devemos seguir. Mas é a vontade que nos impele a fazer ou deixar de fazer algo. Portanto, precisamos aprender, desde pequenos, a educar a vontade e isso só se faz pela disciplina, pelos limites que vamos aprendendo a nos impor.
Nossa missão de vida é crescer e nos desenvolver. Crescer todos crescem, basta satisfazer as necessidades básicas, pois esse é um processo natural. No entanto, para se desenvolver é preciso muita disciplina pessoal e ensinar, ajudar a construir essa aprendizagem é função indelegável da família e é complementada pela escola. Quando essas duas instituições forem capazes de unir forças, de buscarem uma relação de entreajuda, estarão, inegavelmente, construindo uma herança duradoura que deixarão para as crianças e jovens. Os pais que aceitarem e vencerem esse desafio estarão demonstrando que amam verdadeiramente seus filhos.
Todos  sabemos que o sucesso na vida de um ser humano não cai do céu. É construído passo a passo. E é preciso muita determinação, disciplina pessoal para fazer renúncias, dominar a vontade e dar o melhor de si para conquistar sonhos e metas, enfim, para realizar seu projeto de vida.
Família que não educa seus filhos para respeitar limites e desenvolver disciplina pessoal está, inconscientemente, podando sonhos e causando prejuízos significativos para a vida futura de seus filhos, pois o cenário mercadológico apresenta-se, cada vez mais competitivo e, por consequência, exigente. Dentre os requisitos  que são descritos nos perfis de profissionais que as empresas buscam para contratação, contam: pessoas com atitude e disciplina pessoal que engloba, dentre outros aspectos, organização, pontualidade, responsabilidade, comprometimento e autocontrole emocional. Tudo isso é fruto de uma educação dos impulsos, de uma educação da vontade, que ajuda as pessoas no sentido de respeitar e de se adaptar, com maior facilidade, às normas dos códigos de conduta que cada instituição tem delineado para seu público interno.
Não se pode subestimar o poder do hábito e da disciplina pessoal na formação do caráter e esse é decisivo para o sucesso na vida. Cumpre à família e à escola unirem-se, em sintonia de propósitos, para terem firmeza e decisão na orientação e exigência de uma disciplina saudável, transformadora, com afeto e com firmeza, pois toda nossa vida será influenciada e dependerá dos valores que elegermos para nos conduzir. E a disciplina, indubitavelmente, é um valor que nos diferencia e nos ajuda na construção e na realização do nosso projeto de vida.

*Marisa Crivelaro da Silva

Graduada em Letras, pós-graduada em Psicopedagogia, pós-graduada em Docência do Ensino     Superior, MBA em Gestão Escolar, MBA em Comportamento Organizacional, Mestre em Educação.

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