segunda-feira, 29 de julho de 2013

Hábitos de Estudos


A formação de hábitos na vida do ser humano é um processo vagaroso, não acontece da noite para o dia;  fazendo uma analogia, assemelha-se ao ato de subir uma escada. É preciso avançar degrau por degrau, um passo a cada vez.
Todos os hábitos que construímos nas nossas vidas foram sendo elaborados dentro de uma cultura na qual vivemos, agimos e interagimos. As práticas cotidianas, sistemáticas vão se cristalizando nas nossas mentes até se transformarem em hábitos. E a mente humana assimila, de tal forma, que vira algo automático.
Hábitos alimentares, hábitos de higiene são exemplos de como acostumamos nosso organismo e condicionamos nossa mente para aquilo que é necessário e importante às nossas vidas. Da mesma forma, precisamos formar hábitos de estudos nas crianças, desde as primeiras séries do Ensino Fundamental. Na bíblia encontramos um conselho eficaz para a formação dos hábitos saudáveis e construtivos na vida do ser humano: “Ensina à criança o caminho em que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele”. Provérbios 22:6
 É indispensável vincular a formação de hábitos de estudos e de leitura a  maneiras prazerosas, criando ambiente apropriado, tanto físico quanto psicológico, trabalhando com a sensibilização, mobilizando o interesse, a vontade da criança para ter a atenção focada.

O adulto mediador da formação de hábitos na criança precisa saber cultivar esse hábito, diariamente, incentivar e mostrar o valor desse processo na construção da aprendizagem e nos resultados que serão conquistados para o desempenho na escola e na vida. Assim, quando forem maiores,  saberão dar valor aos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário